Capitão entrou para a história, ao sediar na quinta feira, dia 16 de dezembro, a solenidade de certificação das primeiras propriedades dentro do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. As entidades parceiras no Projeto Piloto Micro-Região da Comarca de Arroio do Meio, Plano de Saúde Animal da Pecuária Leiteira do Rio Grande do Sul, “projeto piloto”, prevêem o saneamento de 2.723 propriedades rurais dos Municípios que compõem a Comarca de Arroio do Meio, que deverão alcançar a condição de propriedades certificadas como livres de Tuberculose e Brucelose.
|
Secretário de Agricultura de Capitão Jorge Fachini, Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Francisco Sérgio Ferreira Jardim e Secretário da Agricultura de Nova Bréscia, Arlindo Simonetti fizeram a entrega dos primeiros certificados para Armandio Sattler, de Capitão e Marciano Bouvié, de Nova Bréscia |
A Câmara de Vereadores de Capitão ficou lotada para a solenidade de certificação das primeiras 20 propriedades, De Nova Bréscia receberam os certificados Paulo Weber e Marciano Paulo Bouviê. De Capitão receberam os certificados Armandio Sattler, Benjamin Fachini, Ito Lindner, Jeison Ziem, João Luis Blau, Josimar Zanoteli, Lari Salton, Luis Fachini. Nilson Blatt, Orlando Costa, Nolberto Cadore, Norma Cadore Zanoteli, Valdir Schauren, Vandoir Bruxel, Valmir Castoldi, Valmor Fachini.
Na série de pronunciamentos das autoridades o destaque foi a união de esforços de entidades publicas e privadas, das esferas Nacional, Estadual e Municipais, que se envolveram no programa de forma a não prejudicar os agricultores, nem a geração de emprego e renda nas propriedades incluídas no programa. O Projeto Piloto conseguiu que toda a micro região se empenhasse numa questão que é muito exigida pelos mercados externos e também faz com que a produção agrícola destas propriedades passe a valer mais junto as agroindústrias, que terão um produto com selo de qualidade.
Francisco Sérgio Ferreira Jardim, Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, parabenizou o Promotor da Comarca de Arroio do Meio, Paulo Estevan de Araújo, pela forma de encaminhamento dada ao programa, com a integração de diversos poderes públicos, empresários e agricultores neste trabalho. O episódio é marcante e deve ser levado como modelo para todo o Brasil, projeto importante que envolve sanidade e tecnologia, com o grande desafio de ter uma região no Brasil, livre de brucelose e tuberculose. O Secretário Francisco falou ainda que o reflexo deste programa é muito importante por se tratar de duas zoonoses sérias e se pode mostrar, com o controle destas duas doenças à outros países, que temos capacidade de produzir livre da brucelose e tuberculose. Dentro do cenário atual do Brasil, o projeto virou referencia para o estado, com pessoas de todos os lugares buscando informações detalhadas sobre o seu funcionamento. O preço do leite depende de qualidade e o projeto é o diferencial. Evento que é estratégico para o Brasil e para o MAPA. O Secretário Francisco parabenizou os agricultores que estão envolvidos no projeto e aos que buscam por qualificação. Este é o apoio que o produtor precisa, com tecnologia de produção e projetos sérios a disposição da qualificação da produção, tirar do setor os maus empresários e sim trabalhar de forma séria na busca de renda. É preciso consolidar as regras de produção, com qualidade e regras claras se consegue melhor preço ao produto finalizou o Secretário.
Também na solenidade o Prefeito Jari Hunhof, disse ser um dia importante na história de Capitão, para todos os agricultores da comarca, é um dia de glória, mas para se chegar aqui teve muita dificuldade, por ter que mudar um sistema e isso não é fácil. As empresas estão fazendo muitas exigências na avicultura, suinocultura, o mercado cobra das empresas e os agricultores estão investindo. Exigências que mudam de uma cadeia para outra, o que exige orientação e esclarecimento de dúvidas. O prefeito Jari lembrou que Capitão é só moro e mato, mas tem muitos grandes investidores, que em parceria com o Sicredi produzem muito, 94% do valor adicionado vem da agricultura, aves e suinos, o gado bovino não é tão significativa, mas está crescendo aos poucos. Desafiou as agroindústrias, pois foram muitas as entidades que investiram, os agricultores investiram e quem investe quer ganhar mais e terá um produto com qualidade para receber mais.
Na ocasião também fizeram uso da palavra o Promotor de Justiça da Comarca de Arroio do Meio, Paulo Estevam de Araújo; José Ricardo Lobo, Coordenador Nacional do PNCEBT, do Mapa; Rogério Kerber, Presidente do Fundesa; Francisco Natal Signori, Superintendente do MAPA; Reitor da Univates e Presidente do Coredes, Ney José Lazari; Secretário Estadual da Agricultura Gilmar Tietbol; Áureo Scherer, Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dos pequenos agricultores e Prefeito Vanderlei Moresco, representante da Amvat.
A cerimônia foi coordenada pelo Coordenador Regional do Programa de Erradicação da Tuberculose e Brucelose, Oreno Ardêmio Heineck.
|
Promotor Paulo Estevam Araújo - abriu inquérito civil para investigar como ocorria a inspeção dos rebanhos nos municípios participantes, depois de ouvir um produtor que perdeu cerca de 60% do rebanho por causa da tuberulose. Essa atitude foi o pontapé inicial para, em parceria com a Univates, criar o programa de erradicação das doenças. Na foto, aparece entregando o certificado para Norma C. Zanotelli |