terça-feira, 22 de outubro de 2013

Audiência Pública começa a mostrar resultados

A Presidente da Câmara, vereadora Margarida Frohlich divulgou na noite de quarta feira, durante a sessão, que o Presidente da Sub Comissão dos municípios sem asfalto, Deputado Gilmar Sossela do PDT, já protocolou um ofício junto ao DAER, com o pedido imediato da Rescisão do Contrato com a Empresa Better, para a realização da pavimentação da VRS 482 e a realização de nova licitação da obra com urgência.  O deputado Sossela também já tem agendado a primeira audiência com o Daer, para esta sexta feira, dia 11 de outubro, às 9 horas e 30 minutos, quando deverão participar também os integrantes da Comissão Pró Asfalto e todos os integrantes da mesa composta na Audiência Pública realizada no dia 30 de setembro em Capitão.  Conforme divulgado na audiência, as ações e tratativas sobre o assunto deveriam começar a acontecer no prazo de 10 dias.


Licenças para novos galpões para atividade de suinocultura é interrompido por um ano
 
 Avaliações do manejo de composteiras e lagoas
de dejetos passarão a ser realizadas

Estiveram reunidos no final do mês de setembro o Conselho Agropecuário do município de Capitão juntamente com a Administração Municipal, onde na ocasião, discutiram a atual situação da suinocultura no município.
Em questão, o destino e manejo correto de dejetos suínos e adequação de todas as granjas. Preocupados com a questão ambiental, o conselho juntamente com a administração, decidiram conforme consta em ata, a interrupção de licenças para ampliações e construções de novos galpões para a criação de suínos. A medida começa a valer a partir do mês de outubro, devendo valer até o mesmo mês de 2014.
Durante este período ocorrerão avaliações desta atividade em relação ao funcionamento e manejo de composteiras, bem como lagoas, e suas áreas de disposição de dejetos.



Serviços particulares são atendidos pela Secretaria de Obras
  
A Secretaria de Obras vem trabalhando em várias frentes de trabalho. Nestas últimas semanas além de continuarem com melhorias de trechos de acesso a comunidade de São Luís, a mesma também promoveu alargamento e recuperação do acesso à comunidade de Linha São Domingos, ao lado da propriedade de Élgio Berté. A estrada que era estreita ocasionava problemas para circulação de veículos pesados e de grande de porte.
Também estão sendo realizados serviços particulares. Na propriedade de Valcir Dalmoro, uma das retroescavadeiras, realiza o serviço de colocação de bueiros e aterramento dos mesmos.


Secretário de Obras Jorge Fachini acompanha
andamento dos trabalhos na propriedade de Valcir Dalmoro



Família será a primeira a ter tecnologia Dark House no município
O valor do investimento que a família de Juarez Fachini fará,
ultrapassará os R$500 mil reais

Com os novos padrões exigidos pelas empresas da área avícola, o produtor Juarez Fachini e sua família, que já atuam na criação de frangos de corte  desde 2005, serão os primeiros do município a investir na construção de um aviário Dark House.
O grande investimento requer uma aplicação que ultrapassará o valor de R$ 500 mil reais. Contudo, a construção contará com estrutura moderna e automatizada, facilitando o manejo e a criação dos frangos de corte.

 
O aviário dark house o primeiro do município padronizado alojará 44 mil frangos

A Tecnologia Dark House permite a condução de lotes com luminosidade controlada, permitindo uma maior densidade de aves por m² de galpão, mantendo as aves mais calmas, proporcionando um ambiente de conforto para as aves. Num ambiente controlado do início ao final do lote, permite uma menor conversão alimentar, trazendo com tudo isso um melhor resultado e retorno financeiro à empresa e produtores. A maioria destes benefícios está relacionada com o menor gasto de energia para a manutenção nas aves criadas no Dark House, disponibilizando esta energia para crescimento.
O aviário de estrutura metálica será o primeiro a ser implantado em Capitão e com 152 X 16 metros terá capacidade para alojar 44 mil frangos.
A Secretaria da Agricultura juntamente com a Secretaria de Obras apoia o investimento do produtor com horas de serviço de retroescavadeira para realização da terraplanagem bem como a secretaria de agricultura na intermediação para licenças ambientais entre outras documentações.
Segundo Secretário da Agricultura Valmir Morschheiser este é um investimento que demonstra coragem e que o produtor acredita no desenvolvimento da pequena propriedade. A família de Juarez Fachini é exemplo real de que os produtores ainda não perderam a credibilidade no meio rural, onde a família se une desde pais e filhos pensando sempre no bem estar e mão de obra própria. Sendo  essa, uma forma de evitar o êxodo rural, demonstrando que hoje o jovem ficando na propriedade ganha financeiramente muito mais do que um emprego na cidade.


Produtores receberão sétimo lote da bonificação
A Administração Municipal em conjunto com a Secretaria da Agricultura, pagará na próxima quarta-feira 16, as 13 h e 30 min na Câmara de Vereadores o sétimo lote de bonificação. Os produtores que receberão o bônus são: Alberto Daltoé, Albino Berté, Aloisio Ziem, Alvaro Daldon, Antenor Bagatini, Ari Zanotelli, Arlei L. Kunzler, Armando Biasibetti, Armelindo Biasibetti, Carine Lorenzon, Carlos da Silva, Carlos Luiz Giaretta, Carlos Placido Daldon, Carmelinda Girelli, Célio Ost, Claudionor Salton, Décio Salton, Delmir Berté, Deoclesio Gasparotto, Diego Felipe Fachini, Dirceu Biasibetti, Edson Roberto Pedralli, Elemar Petry, Elias Lisenfeld, Erci Franciosi, Erica Ames, Ermilo A Gasparotto, Francielle Pereira Duarte, Francisco Bildhauer, Geri Adriano Delazeri, Gerson Fernandes, Getulio Rodrigues da Silva, Gilberto Jose R da Silva, Giovani Rohr, Isabel R B Hunhoff,Ito Ost,  Ivete Therezinha da Silva, Ivone G S Klauck, Jair Fahini, Jair Scheidt, Jary Daldon, Jeison Ziem, Jeri Bruxel, João Silva de Souza,  Joel Paulo Salton, Jonas Fachini, Jonas Henrique Petry, Jorge L M de Vasconcelos, Jose Baumbach, Juliano Tonezer, Kelli C Vallerius, Lari Kuhn, Lari Salton, Leomar Ames, Leonardo Camini, Lorete Gerhardt, Luciana Fachini, Luis Carlos dos Santos, Luiz Carlos Fachini, Marinês Sopelsa, Marvin H Schnack, Nadir Kunzler, Neodir Fachini,  Neodir Rodrigues da Silva, Nestor J Bildhauer, Nestor L Hammes, Nilce C Fachini, Nilo Jose Salton, Noemia Gerhardt, Paulo Arne, Paulo  Baumbach, Paulo  César Scheidt, Paulo Sergio Fachini, Pedro Cadore, Rejane de Siqueira, Remigio Rohr, Renato Ames, Renildo Frigieri,  Roberto Carlos Scheidt, Roberto Gerhardt, Rodrigo de Borba, Rosister T Salton, Rudinei Gerhardt, Seno Lindner, Valdir Rohr, Valmir Roque Petry, Valmor Kuhn, Vitor Gasparotto, Volnei Bruismann e Wiliam Giacomolli Thonezer.


Grupo de gestantes realizam encontro mensal 



O grupo de gestantes do município se reuniu no Centro de Referência em Assistência Social nesta última terça-feira, 08.

Na tarde, a psicóloga Greice Vendramin passou um vídeo referente à evolução e as fases da gestação, bem como ainda, realizaram atividade coordenada pela oficineira Carine Mallmann. Todas as mulheres confeccionaram uma toalhinha para seu bebê com a aplicação de patchwork.
Fonoaudióloga desenvolve projeto para gestantes do município
 A Secretaria de Saúde coordenada pelo secretário Cristiano de Almeida tem se preocupado cada vez mais com sua população e por isso, dispondo de uma profissional de Fonoaudiologia vem agregar valores e informações para sua população através de um projeto de orientação às gestantes do município na Unidade Básica de Saúde.O objetivo da Fonoaudióloga Débora Lengler, é preparar as mães preocupadas com a saúde do seu bebê, através de orientações sobre o desenvolvimento da face de seu filho e repercussões na musculatura do mesmo. Para isso, orienta a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento ósseo muscular do recém-nascido até o sexto mês de vida, também seguindo com a necessidade da introdução de bons estímulos mastigatórios para o desenvolvimento da fala da criança. O trabalho com as mães aborda toda a relevância de um olhar atento e estimular desde o 5° mês gestacional até a entrada na EMEI.


EMEI’s recebem kit de higiene bucal da equipe de Saúde
  

Kit de higiene bucal são distribuídos nas EMEI’s com intuito de dar continuidade em casa o  trabalho realizado nas escolas

A Secretaria da Saúde, através de seu secretário Cristiano de Almeida acompanhado pela Equipe de Saúde Bucal do Centro de Saúde, entregaram na tarde desta quarta-feira, 09,  cerca de 180 kit’s de higiene bucal para as crianças que frequentam as três EMEI’s do município.
O kit que é um presente simbólico em comemoração a passagem do Dia das Crianças, contém escova, creme e fio dental, além de uma mensagem.
Segundo a Dra. Elizete, além de lembrar a data, esta é uma forma de dar continuidade em casa, do trabalho de saúde bucal que vem sendo realizado com as crianças de todas as escolas de educação infantil junto a unidade de saúde.


CRAS recebe visita de Coordenadora e Assistente Social de Forquetinha



Secretária da Assistência Social Tatiana Z. Beneduzi e Assistente Social Renata Weber explanam o funcionamento do CRAS De Capitão as visitas

Com o objetivo de conhecer o trabalho realizado no CRAS de Capitão e também como forma de interação entre os municípios vizinhos, trocando informações e experiências, a equipe do CRAS representado pela Coordenadora Rose e a Assistente Social Fernanda da cidade de Forquetinha visitaram a sede do CRAS de Capitão coordenado pela Secretária da Assistência Social Trabalho e Habitação Tatiana Z. Beneduzi.
A visita que aconteceu na terça feira, 24, possibilitou conhecer alguns projetos que estão sendo desenvolvidos bem como todo o funcionamento do Centro de Referência em Assistência Social do município de Capitão.
Segundo a secretária Tatiana, o CRAS do município já recebeu inúmeras visitas de outros municípios, mostrando que o trabalho os e programas desenvolvidos pela equipe de profissionais do CRAS estão no caminho certo, dentro das conformidades. Tatiana diz que receber essas visitas é muito gratificante e, fica lisonjeada em poder ajudar aos outros municípios e também fazer a troca de experiências e trabalhos realizados.
Inicia 1° Edição da Campanha de Doação de Roupas e Calçados de Verão

 Roupas de verão e calçados serão distribuídos às pessoas
que se cadastrarem na Assistência Social

A Secretaria da Assistência Social Trabalho e Habitação inicia a partir do dia 07 de outubro e estende até o dia 18 do mesmo mês a 1° Edição da Campanha de Doação de Roupas e Calçados de Verão. A secretaria estará realizando a doação de roupas e calçados para quem necessitar durante este período e, os interessados, maiores de idade devem realizar cadastro na Secretaria da Assistência Social com sede no CRAS.
Aos interessados em realizar doações, as mesmas também podem ser realizadas na sede do Centro de Referência em Assistência Social em horário de expediente.
Conforme a Secretária da Assistência Social, Trabalho e Habitação Tatiana Z. Beneduzi foram recebidas na campanha do agasalho deste ano muitas peças de roupas e calçados de verão, possibilitando então, a doação para as pessoas que necessitam das mesmas.


Iniciadas terraplanagens para construção das casas do Programa Nacional de Habitação Rural



As nove famílias de Capitão que assinaram no dia 13 de setembro em Novos Cabrais o contrato que as contempla com o PNHR-Programa Nacional de Habitação Rural Minha Casa Minha Vida deram início a construção da casa própria.
Na manhã desta quarta feira, 02, o prefeito César Beneduzi e o Secretário de Obras Jorge Fachini estiveram visitando o preenchimento e terraplanagem de uma das casas. O beneficiário recebe cerca de R$ 30 mil reais, recurso do governo federal e estadual a fundo perdido para a construção da casa que possui 63 metros quadrados. Este recurso é destinado para a obra e os materiais de construção.
--


Bem-Me-Quer realiza gincana de integração para a Semana da Criança.


O dia da criança foi comemorado na EMEI Bem Me Quer com atividades diversificadas. Dentre as propostas as Educadoras planejaram o Dia do Cinema no DataShow com direito a um generoso saquinho de pipoca, foi proposto também  o dia da Maquiagem e do Gel, além de muitas brincadeiras dirigidas , músicas, histórias e foram construídos relatórios em forma de desenhos dos direitos e deveres das mesmas.
 No entanto, a proposta que mais alegrou os alunos foi à integração em forma de Gincana coordenada pela Educadora Física. As atividades de cooperação exigiram dos pequenos, energia, desenvoltura corporal, atenção e agilidade. Ao final todos ganharam medalhas e doces pelo desempenho. Foi proposto ainda nesta tarde um lanche estilo piquenique onde as crianças levaram de casa um prato preparado pelos pais e demonstraram alegria em poder compartilhar o lanche com os colegas.

Tarefa de procura as fitas correspondentes as
cor de cada equipe escondidas em meio á natureza.
 Crianças da EMEI Mundo Criança trabalham o corpo humano

 As professoras do Berçário B2 da EMEI Mundo da Criança aproveitaram o mês de setembro, para trabalhar com o tema “CORPO E HIGIENE” realizando diversas formas e maneiras de conhecimento referentes à importância do cuidado com a higiene do corpo.
As crianças tiveram a oportunidade de trabalhar com a linguagem oral, onde  foram contadas histórias, como: “O JACARÉ CHERÉ” e  “O SORRISO DE ANINHA”. Com auxilio de fantoches as crianças interagiram nas imagens, conhecendo as partes do corpo, através do brincar e tocar, desenvolvendo suas percepções táteis. Foi disponibilizado para as crianças brincarem, algumas artes visuais de higiene confeccionadas com sucatas, que designaram o faz de conta, através do brincar de dentista. Também cartaz com produtos de higiene exposto na sala de aula, para a identificação dos mesmos.
Na linguagem musical foram trabalhadas canções relacionadas ao tema ao som de instrumentos musicais de sucatas. Realizamos algumas atividades no papel, com o propósito de estimular a expressão artística sobre o manuseio de giz de cera e a colagem de matérias de texturas.  Desenvolvemos o gosto pela leitura, práticas que estimulassem a visualização, e o aprimoramento da fala através da disponibilização de diferentes livrinhos de panos e revistas, identificando algumas imagens de higiene que realizamos no nosso dia a dia.



Comunidade de Linha Marinheira promove Terceira Festa dos Filhos da Marinheira


A Comunidade São João Batista de Linha Marinheira e Clube do Lar Luz da Colina de Linha Marinheira/Capitão convidam o povo em geral para participar da Terceira Festa dos Filhos da Marinheira que será realizada no dia 10 de novembro de 2013 no Salão Comunitário. Programação: 9 horas – recepção com roda de chimarrão, 10h30min - Santa Missa, 12 horas - almoço e à tarde animação com ótima banda. Presenças podem ser confirmadas até o dia 08 de novembro pelos fones 3758-1129 com Adélia, 3758-1059 com Fátima, 3758-1005 com Guerta e 3758-1090 com Ezaíra. 
Escola Estadual abre período de Matrículas 


                A Escola Estadual de Ensino Médio de Capitão comunica que estarão abertas no período de 14 a 31 de outubro as Matrículas para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Politécnico. Para os alunos do Fundamental é necessário apresentar RG, Certidão de Nascimento e documentação dos pais ou responsáveis, já os alunos do Ensino Médio precisam apresentar uma foto 3x4 e o Certificado de Conclusão. O horário de atendimento da escola para realização das matrículas é todas as manhãs, segundas à tarde e todas as noites.
Audiência Pública renova esperanças da população sobre asfaltamento da  
VRS-482


expectativa criada com a realização da Audiência Pública coordenada pelo deputado Estadual do PDT, Gilmar Sossela, realizada no dia 30 de setembro na Câmara de Vereadores de Capitão, foi superada pelo grande público que compareceu no local, lotando completamente a sala e procurando saber das autoridades presentes o que afinal está acontecendo, qual é o motivo que o projeto de asfaltamento da VRS482 que liga Capitão à Arroio do Meio, não sai do papel. A decepção ficou por conta da ausência dos representantes da Construtora Better S/A de São Paulo que ganhou a licitação para a execução da obra e dos representantes do DAER – Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem, que não compareceram à audiência, embora tivessem confirmado presença.  A audiência foi aberta pelo Deputado Gilmar, que preside a Subcomissão dos  Municípios  sem asfalto no estado. Após saudar as autoridades presentes, o deputado falou dos avanços obtidos, dentre eles, um cronograma de obras, onde os 104 municípios sem asfalto foram divididos em três grupos, sendo que destes, 20 acessos já foram concluídos e os demais 84 estariam aguardando para 2014, pois a maioria dos projetos estariam com algum tipo de problema no projeto, no contrato ou com o meio ambiente. Mas garantiu que o estado hoje dispõe de R$600 milhões para a realização de boa parte destes acessos.
No seu depoimento a Presidente da Câmara Margarida Frohlich do PP, autora da proposta da audiência, fez uma retrospectiva das reportagens que circularam na mídia desde 2010, onde a todo momento era anunciado o início da obra e cobrou das autoridades, onde está a verdade sobre este projeto. Falou que como  liderança política não sabe mais o que dizer para o povo que  quer saber a verdade e não aguenta mais ser  enganados com promessas. Disse que nestas últimas semanas tem andado pelos setores do governo, do Daer e está preocupada porque não vê nenhuma ação concreta sobre a situação, nenhuma certeza de quando o projeto vai sair do papel.
O Prefeito Municipal César Luis Beneduzi (PDT) não escondeu a sua indignação com este assunto, disse que nos últimos 15 anos todos os governos prometeram, mas ninguém cumpriu, falou ainda do desgaste gerado em função das muitas viagens, contatos, audiências realizadas ao longo deste tempo todas com expectativa frustrada pois até hoje nada temos de concreto sobre o nosso asfalto. Disse que acompanhou o Deputado Sossela na viagem ao BNDS no Rio de Janeiro, quando garantiram o financiamento dos recursos para a realização das obras e nada foi feito. Beneduzi disse que tanto o Daer como a empresa Better não comparecem porque tem vergonha
O Prefeito de Coqueiro Baixo, Veríssimo Caumo do PP foi um dos poucos que se mostrou otimista com a situação e disse que a principio tudo está certo e só falta a ordem para iniciar a obra.  Sobre a empresa, Veríssimo disse que atualmente ela está em recuperação judicial, mas continua trabalhando em outros estados e salientou que o Estado tem débitos com esta empreiteira, pois não foram pagos os trabalhos de infraestrutura realizados na VRS482 em 1998, quando a obra foi iniciada. No entanto, reforçou sua esperança no governo e salientou que o fato de as obras da VRS482 e VRS425 estarem no orçamento deixam uma grande esperança da sua realização.
Sidnei Eckert (PMDB) Prefeito de Arroio do Meio manifestou-se falando das muitas viagens à Porto Alegre e desde 2009 a desculpa do governo são problemas jurídicos com a empresa e com os contratos. Informou a todos que nos dia 24 e 25 de outubro está prevista a vinda do Governador Tarso Genro para Arroio do Meio e sugeriu que o Deputado Sossela auxilie para que a população possa ter uma resposta nesta tão justa reinvindicação.
Presente na Audiência, o Coordenador Regional da Seplan -  Secretaria Estadual de Planejamento, Maurício Rocha disse que atualmente o único problema destes contratos está nas ações jurídicas que são demoradas. No entanto garantiu que a equipe da Seplan está trabalhando,  buscando agilizar as soluções. Também se comprometeu em levar ao Governador a reivindicação desta audiência, para que ele possa trazer alguma resposta quando vier para a região.
Convidado a se manifestar Genésio Rockembach, Presidente da Comissão Pró Asfalto, retomou as muitas expectativas geradas em torno do asfalto de Arroio do Meio à Capitão, disse que quando criança seu pai já lhe mostrava onde estavam as estacas que definiam por onde passaria o asfalto e até hoje nada foi feito. Falou da frustração de toda uma geração que espera uma obra merecida pelo seu trabalho e esforço e não vê a obra ser concretizada. Falou das riquezas da produção que circulam pelo vale do Arroio Grande, vindas de Capitão e de Arroio do Meio sem receber a devida atenção dos governantes e dos entraves que a falta de um acesso asfáltico criam para o desenvolvimento destas comunidades.  
Joner Kern, empresário de Arroio do Meio manifestou-se  sugerindo que os municípios interessados contratassem uma assessoria jurídica para  acompanhar os entraves burocráticos e auxiliar na busca de soluções mais imediatas, uma vez o governo afirma que há recursos disponíveis para a obra, as licenças ambientais estão liberadas, faltando agora resolver  a questão da repactuação do contrato, ou o cancelamento do mesmo para nova licitação, Joner disse ainda que o custo desta assessoria seria baixo se comparado com os benefícios que este projeto vai trazer para as localidades. O Deputado Sossela sugeriu que as administrações formem uma equipe e ingressem com uma ação judicial dos “amigos da causa”, para acompanhar de perto os trâmites e pressionar a resolução dos entraves.

De concreto ficou definido que a subcomissão presidida pelo Deputado Gilmar Sossela vai encaminhar um ofício ao DAER, Seinfra e Seplan cobrando a chamada da Empreiteira Better S/A para definir a situação do projeto ou pela repactuação ou pela desistência para possibilitar uma nova licitação da obra da VRS 482 e que dentro de 10 dias deverá ocorrer uma nova audiência.
Resultados do próximo domingo definem permanência do Sete de Setembro no Regional Certel

Aspirantes com técnico Cleber Ziem


Equipe titular com técnico Jorge Fachini
            As equipes aspirante e titular da Sociedade Esportiva Sete de Setembro conquistaram a classificação para a segunda fase do Campeonato Regional Certel 2013. Na última partida da primeira fase, os aspirantes venceram o Concórdia pelo placar de 4x1, enquanto os titulares perderam por 1x0, seguindo no campeonato em função de resultados anteriores. Na chave 5, da qual o Sete fez parte na primeira fase, foram eliminadas as equipes aspirantes do Esperança e do Tiradentes e os titulares do Tiradentes e Riograndense.
            Na primeira rodada da segunda fase, as equipes não tiveram bom desempenho em campo. Os aspirantes foram derrotados por 5x1 pela equipe do União de Carneiros, já os titulares, perderam por 2x1. Como esta fase ocorre no estilo “mata-mata”, o Sete ainda tem chance de permanecer no Campeonato, mas precisa de resultados positivos no próximo domingo, quando vai até a casa do União de Carneiros em Lajeado no jogo de volta, precisando apenas vencer por um gol de diferença para levar a partida aos pênaltis, já que o saldo de gols não está sendo considerado.

            Assim, a diretoria convoca novamente os torcedores do Sete para que acompanhem as equipes neste domingo, apoiando a busca por estes importantes resultados que definirão a permanência do clube no Campeonato.
Campeonato de futsal
 
Equipe Granja Hunhoff

Foram realizados na sexta feira, 04, a 5° rodada do 15° Campeonato Municipal de Futsal. Na noite  foram realizados mais quatro jogos obtendo os resultados abaixo: Xurupita F.C 0X0 Harmonia A; The Best Lions 4x2 Xurupita Farms; Granja Hunhoff 4x0 São Luis e Harmonia B 2X10 Linha Argola. Está suspenso por uma partida o atleta Marcos Kollet da equipe da Harmonia B e também o treinador da equipe de Linha Argola Nilson Bagatini.
A próxima rodada será realizada a partir das 19 horas no Ginásio Municipal de Esportes com os seguintes jogos: The Best Lions X Xurupita F.C; Granja Hunhoff X Harmonia A; Harmonia B X Xurupita Farms e Granja Scheidt X São Luis.


Projetos Aprovados

Requerimento do Vereador Aires Daldon do PMDB, solicitando a Relação dos funcionários que recebem função gratificada (FG) neste ano de 2013, constando a data do recebimento do benefício e o seu respectivo padrão; Relação dos funcionários em cargos de Comissão (CCs), relatando o cargo e a função, foi rejeitado por 5 x 3.

Projeto de Lei nº 04/2013, que denomina Rua Hugo Hartmann a Rua sem denominação G, antiga Rua 4 do Loteamento Blatt, na zona urbana da cidade, foi aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei nº 05/2013 que denomina Rua Adolpho de Almeida a Rua sem denominação B, antiga estrada geral de acesso à Encantado, foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 032/2013 que autoriza o Poder Executivo a promover a desafetação de uso de áreas de terras rurais e a devolução por doação aos seus antigos proprietários, sendo eles Elmiro Fiegenbaum; Pedro Rockembach e Rosana da Silva Rodrigues Fachini, foi aprovado por unanimidade.

Projeto de lei nº 033/2013 que autoriza o Poder Executivo a alterar a redação de artigos da lei Municipal nº 193/97, a qual estabelece o Código Tributário do Município, consolida a Legislação Tributária foi aprovado por unanimidade.


Projeto de Lei nº 034/2013, que autoriza o Poder Executivo a custear despesas com transporte para apresentação do Coral Municipal de Capitão no Uruguai, entre os dia 25 a 28 de outubro de 2013 foi aprovado por unanimidade.
CTG Capitão Ribeiro apresenta novo grupo de Invernada Artistica
Invernada Pré- Mirim

Invernada Juvenil
Com a presença de um grande público, o CTG Capitão Ribeiro fez a estréia do grupo de Invernada Artística pré mirim em alto estilo, com uma apresentação que emocionou os pais e demais familiares e amigos presentes. Houve também a apresentação do grupo juvenil,  que fez sua estréia no ano passado e já  participa de rodeios artísticos com ótimos resultados. Após a fala do Patrão Adriano e do Professor Instrutor Andréas, que mais uma vez reforçaram a importância de se preservar a cultura gaúcha, como uma cultura que desenvolve o respeito e a boa conduta, foi lançado o desafio para o ano de 2014 poder apresenta também a Invernada Adulta e Xiru, para o qual estão sendo convidados os jovens e adultos que gostam das danças gauchescas.
Emater divulga programa de Controle da Lagarta do Cartucho na Cultura do Milho

Atualmente , um dos principais problemas da cultura do milho é a lagarta do cartucho, um inseto praga que ataca as folhas do milho no estágio inicial de desenvolvimento da planta.
O problema é maior no milho “do tarde” em função das temperaturas mais altas e do clima mais seco.
Como a lagarta se desenvolve:
Os ovos da mariposa (Spodoptera frugiperda) são postos em camadas nas folhas do milho, no início do desenvolvimento vegetativo da planta. Aproximadamente 3 a 10 dias após as lagartinhas nascem. Posteriormente as lagartas crescem, raspam as folhas e atacam o “cartucho” do milho, provocando danos na planta.
Resolvendo o problema sem poluir o ambiente – Controle Biológico
O controle biológico é uma alternativa para diminuir o ataque da lagarta do cartucho, através da utilização da “Vespa” chamada de Trichogramma sp. A vespinha que faz o controle biológico é produzida em laboratório e posteriormente, comercializada em cartelas que são distribuídas nas lavouras de milho.
Na lavoura, a vespa adulta procura os ovos da mariposa Spodoptera frugiperda para fazer suas posturas, impedindo assim o desenvolvimento da lagarta do cartucho. O período de vida da vespinha adulta no campo é de apenas três dias.
Quando encomendar as vespas?
Nas lavouras do cedo é interessante encomendar as vespas 15 dias após a germinação do milho. Nas lavouras do tarde a encomenda pode ser feita de 7 a 10 dias após a germinação do milho. Em geral, o recebimento das vespinhas demora de 3 a 4 dias, via  correio.
Como encomendar as vespas?
Os agricultores interessados em fazer este controle biológico no milho podem fazer contato com a Emater de Capitão, que consegue as vespas através do STR de Arroio do Meio.
Como fazer a distribuição das vespas?
As vespas devem ser distribuídas quando as folhas estiverem “raspadas” e aparecerem os primeiros ovos das mariposas. É importante existirem ovos de mariposa, caso contrário, a vespinha não encontrará ovos da lagarta para fazer sua postura. As vespinhas são distribuídas através de pequenas cartelas nos pés de milho, antes de nascerem, a cada 20 metros na linha e 20 metros nas entrelinhas e são colocadas no interior do cartucho do milho, devendo usar de 100.000 a 120.000 vespinhas por hectare.

Maiores informações podem ser buscadas com Jorge Lavarda da Emater de Capitão, que já acompanha o uso desta  técnica por alguns produtores de São Luiz. 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Audiência Pública sobre Obra de Asfalto da VRS 482


A Câmara Municipal de Vereadores de Capitão promoveu nesta segunda - feira, 30 de Setembro, uma audiência pública na sede do Legislativo a partir das 14:00 horas. O objetivo do encontro foi a realização de uma audiência pública para tratar da obra de asfalto dar VRS 482 que liga os municípios de Capitão e Arroio do Meio. Toda a comunidade capitanense foi convidada a participar deste encontro, que teve a presença do Deputado Estadual Gilmar Sossella, representante da subcomissão dos municípios sem asfalto na Assembleia Legislativa.
Conforme a Presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Margarida Frohlich, o principal motivo da realização da audiência foi questionar as autoridades sobre a constante divergência de informações referentes a obra. Por diversas vezes, a comunidade foi informada de que a responsável pela obra, a Construtora Better, de São Paulo, estaria em concordata, impossibilitando o cumprimento do contrato, em outros momentos, a demora na liberação da licença ambiental foi apontada como culpada, enquanto o Governo Estadual afirma que há recursos disponíveis para a obra.
Deputado Estadual Gilmar Sossella, esteve presente na
audiência pública 
A vereadora reforçou o convite a toda a comunidade, para que comparecessem na audiência, o que contribuiu e reforçou a solicitação perante as autoridades: " É o momento certo da comunidade demonstrar o quanto estamos frustrados com a demora na realização da obra. Muitas pessoas dizem que não acreditam mais na possibilidade de termos asfalto, mas creio que se cruzarmos nossos braços agora, o sonho de termos a VRS 482 asfaltada estará cada vez mais distante, por isso é importante a presença do público para que as autoridades percebam a importância que a obra terá no desenvolvimento do município".
Secretaria de Obras realiza melhorias em estrada de São Luis



Patrolamento e limpeza de acesso à comunidade de São Luís

Na última semana a equipe da Secretaria de Obras esteve desenvolvendo atividades de recuperação da estrada de acesso a comunidade de São Luís. O serviço de patrolamento, limpeza e colocação de material destinou duas equipes para o trabalho. O material retirado de Linha Macuco foi destinado ao melhoramento da estrada para posterior britagem dos trechos.


Bonificação é paga aos produtores do município
                                                                       


Produtores do município recebem o sexto lote de bonificação, incentivo da Administração Municipal

Na quarta feira, 18, a Administração Municipal representada pelo vice-prefeito Fabiano Daltoé em conjunto com a Secretaria da Agricultura pagou o sexto lote de bonificação aos agricultores do município. Na ocasião foram pagos o valor total de R$60.206,15 para 76 produtores do município. O Secretário da Agricultura Valmir Morschheiser enfatizou que este é um dos incentivos que a Administração  oferece aos agricultores do local.
 Valmir também disse que neste ano, foram cobertos 400 montes de silagem e, que no próximo ano, com a parceria da Administração em proporcionar aos agricultores o pagamento de horas de máquina para destocagem e limpeza de terras para plantio de milho para grãos e silagem, fará com que a produção de leite aumente, agregando as famílias do município.
Já o vice-prefeito Fabiano, destacou o bom trabalho realizado pelos agricultores e se colocou a disposição de todos, para auxiliar no que for preciso. Fabiano diz que a Administração estará sempre em busca de programas que auxiliem os produtores do município, bem como adotará dentro do possível, políticas de incentivo assim como esta da bonificação, programa este que é um diferencial entre os municípios da região.


Secretaria da Agricultura realiza entrega de sementes de milho e mudas de aipim

A Secretaria da Agricultura entregou todas as encomendas de milho realizada pelos produtores do Município. A entrega foi realizada junto à garagem da Secretaria Municipal de Obras.
Neste ano, 358 produtores fizeram reserva de sementes, que reservaram 930 sacas, totalizando 18.600kg de milho. Foram encomendadas uma grande variedade de tipos, os quais abrange, Guerra, Santa Helena, Codetec, Sempre, Agromen, Agroceres, Semilha e Agroeste. Além do milho, também foram entregues aos  produtores rurais que encomendaram, 2.500 mudas de aipim. A medida de incentivo da Secretaria da Agricultura  prevê o incentivo a agricultura familiar refletindo significativamente nos resultados do plantio de grãos ou na atividade leiteira por meio do uso do milho na produção de silagem. Já que é possível garantir  mais renda a cada família e aos trabalhadores da agricultura familiar. 
Tradição Gaúcha é celebrada com a passagem da 14° Cavalgada por Capitão
  

 Cavaleiros foram recebidos pelas autoridades e receberam a benção do Pe. Silvério

A 14° Cavalgada Região dos Vales, que partiu de Vespasiano Corrêa na última terça feira, dia 10, chegou ao município de Capitão na manhã da sexta-feira, dia 13.
Cerca de 150 cavaleiros foram recepcionados primeiramente em frente à Câmara Municipal de Vereadores pelo Prefeito César Beneduzi, Patrão do CTG Capitão Ribeiro, Adriano Rizzi e demais autoridades. Após deixar acesa a Chama Crioula no município, os tradicionalistas receberam a benção do Padre Silvério e se dirigiram ao Parque Municipal de Eventos, onde participaram de um almoço promovido pela entidade tradicionalista do município.

À tarde, o grupo se deslocou até o município de Travesseiro, onde pernoitaram e participaram de um jantar de confraternização.

Prefeito César Beneduzi e Patrão do CTG Capitão
Ribeiro Adriano Rizzi recebem a Chama Crioula




Alunos da EMEF Construindo o Saber participam de oficinas na UNIVATES
 2° ano acompanhados pela professora Gislaine
realizaram atividades de educação patrimonial

Os alunos das turmas do 2º ano A e 4º anos da EMEF Construindo o Saber de Capitão visitaram na tarde do dia 24 a UNIVATES onde participaram de oficinas.
A turma do 2º ano A participou da prática de estágio no curso de História, o qual a professora Gislaine Blasi está desenvolvendo. Esta oficina abordou aspectos relacionados à educação patrimonial,  onde os alunos realizaram atividades de valorização de prédios antigos, jornal como uma fonte de pesquisa e também de como manusear e guardar esses documentos. Na oportunidade, os alunos puderam visualizar maquetes que retratam os primeiros habitantes (índios) do Vale do Taquari. De acordo com a professora “Educação patrimonial é uma ‘alfabetização cultural’, é ensinar as pessoas a ler o mundo a sua volta valorizando o que a sociedade passada construiu.” 
Alunos dos 4° anos na oficina
de astronomia
Já as turmas dos 4º anos acompanhados pelas professoras Elenice Lorenzon e Jani Maders participaram de uma oficina de astronomia abordando o conteúdo “Sistema solar” uma vez que estão iniciando o projeto em sala de aula que desenvolverá o tema em questão. Os alunos puderam assistir a um vídeo explicativo, identificar os planetas que existem, sua distância do Sol e comparar os seus tamanhos com diversos tipos de grãos que assemelham-se  à realidade.